Contra restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, caminhoneiros protestam em Washington
Em protesto neste domingo, caminhoneiros pediram revogação do estado de emergência, fim da obrigatoriedade do uso de máscara e do passaporte vacinal| Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

Centenas de caminhoneiros que integram a "Caravana do Povo" se deslocaram, neste domingo (6), em velocidade abaixo da regulamentar nas vias que cercam Washington, nos Estados Unidos, para protestar contra restrições impostas pelo governo norte-americano devido à pandemia da Covid-19.

Os veículos trafegaram na chamada "operação tartaruga" em uma fila única, que se estendeu por cerca de 50 quilômetros, de acordo com informações veiculadas pelo jornal "The Washington Post". Os participantes deram voltas ao redor da capital americana ostentando bandeiras dos EUA e outras com o lema utilizado pelo ex-presidente Donald Trump, "Make America Great Again" (Fazer a América Grande Novamente).

O grupo prevê dar continuidade ao protesto durante a próxima semana para pressionar o governo do presidente dos EUA, Joe Biden. O principal objetivo, segundo comunicado dos organizadores da manifestação, é acabar com a declaração de estado de emergência pela pandemia, decretado inicialmente por Trump, em março de 2020, e depois renovado por Biden. Também são reivindicados o fim da obrigatoriedade do uso de máscara e da exigência de comprovante de vacinação para acesso a alguns serviços.