Teste de lançamento de míssil a partir de um trem em local não revelado na Coreia do Norte, 15 de setembro, de acordo com a agência estatal KCNA
Teste de lançamento de míssil a partir de um trem em local não revelado na Coreia do Norte, 15 de setembro, de acordo com a agência estatal KCNA| Foto: EFE/EPA/KCNA

A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira (data local) através da imprensa estatal que os dois mísseis balísticos que testou na véspera foram disparados de um trem, o que representou o primeiro lançamento desse tipo para o país asiático.

"O regimento ferroviário de mísseis participou da simulação com o objetivo de atingir a área alvo a 800 quilômetros de sua localização após se mudar para a área montanhosa central ao amanhecer do dia 15 de setembro", informou hoje a agência de notícias estatal KCNA.

Segundo os militares sul-coreanos, Pyongyang lançou os dois projéteis de Yangdeok, 70 quilômetros a leste da capital norte-coreana), que voaram por cerca de 800 quilômetros, atingindo uma altura de cerca de 60 quilômetros antes de cair no Mar do Japão - chamado Mar Oriental nas duas Coreias.

Fotos divulgadas pela KCNA mostram os mísseis sendo disparados de vagões de trem, em vez de um lançador móvel. Com o novo sistema, a Coreia do Norte parece querer aumentar o número de elementos capazes de implantar e disparar projéteis guiados a partir de diferentes localizações geográficas.

"O sistema ferroviário de mísseis serve como um meio eficiente de contra-ataque capaz de dar um duro golpe múltiplo às forças ameaçadoras através de diferentes ativos de ataque em diferentes partes do país", afirmou a KCNA, que, no entanto, não detalhou que tipo de mísseis foram testados.

O lançamento foi presidido pelo general Pak Jong-chon, membro da presidência do politburo do partido único do país.