Réplicas de um míssil Scud-B norte-coreano (C) e dos mísseis Hawk da Coreia do Sul são exibidos no Memorial da Guerra da Coreia em Seul em 24 de março de 2021. Imagem ilustrativa.
Réplicas de um míssil Scud-B norte-coreano (C) e dos mísseis Hawk da Coreia do Sul são exibidos no Memorial da Guerra da Coreia em Seul em 24 de março de 2021. Imagem ilustrativa.| Foto: Jung Yeon-je / AFP

O Exército da Coreia do Sul confirmou nesta quarta-feira (24), que a Coreia do Norte disparou dois projéteis não identificados no mar próximo de sua costa oriental, enquanto Pyongyang revive suas atividades de testes para expandir suas capacidades militares e pressionar os Estados Unidos em meio a um impasse na diplomacia.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que os militares americanos e sul-coreanos estavam analisando os lançamentos conduzidos de uma área na costa leste do Norte. Os lançamentos aconteceram um dia depois que autoridades norte-americanas e sul-coreanas disseram que o Norte disparou armas de curto alcance presumidas como mísseis de cruzeiro em seu mar ocidental no fim de semana.

As demonstrações de armas do Norte acontecem em meio a negociações nucleares paralisadas com os Estados Unidos. As negociações arrefeceram após o colapso da segunda cúpula de Kim Jong Un com o ex-presidente americano Donald Trump. A Coreia do Norte disse que por enquanto não se envolverá em negociações significativas com os EUA, a menos que Washington abandone o que Pyongyang vê como políticas "hostis", que claramente se referem às sanções lideradas pelos EUA e à pressão sobre seu programa nuclear.