Coreia do Sul elevou nível de alerta por causa de coronavírus.
Coreia do Sul elevou nível de alerta por causa de coronavírus. No palácio Gyeongbokgung, em Seul, visitantes andam com máscaras| Foto: Jung Yeon-je / AFP

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, decretou alerta máximo para doenças infecciosas em seu país, dizendo neste domingo (23) que as autoridades devem tomar medidas "sem precedentes e poderosas" para combater o surto do novo vírus. Os comentários de Moon Jae-in foram feitos depois que as autoridades sul-coreanas notificaram mais 123 casos, aumentando o total para 556, com cinco mortes. Moon disse que seu governo aumentou seu nível de alerta antivírus para o ponto "vermelho", o mais alto nível. A última vez que o país entrou em alerta vermelho foi em 2009 em meio ao novo surto de gripe que matou mais de 260 pessoas na Coreia do Sul.

Sob o nível de alerta mais alto, as autoridades podem pedir o fechamento de escolas e reduzir a operação de transporte público e de voos. Segundo o presidente da Coreia do Sul, o surto "atingiu um divisor de águas crucial" e, para ele, os próximos dias serão "críticos". "Não devemos ficar sujeitos a regulamentos e hesitar em tomar medidas poderosas e sem precedentes", disse ele. A Coreia do Sul divulgou que a quinta morte foi de uma mulher com 57 anos, que sofria de doença renal crônica quando foi infectada com o vírus. De acordo com Centros da Coreia do Sul para Controle e Prevenção de Doenças, 113 dos 123 novos casos vieram estão na quarta maior cidade de Daegu e arredores.