Ilustração mostra a morfologia do novo tipo de coronavírus, chamado de COVID-19, que causa doença respiratória
Ilustração mostra a morfologia do novo tipo de coronavírus, chamado de COVID-19, que causa doença respiratória| Foto: Alissa ECKERT / Centers for Disease Control and Prevention / AFP

Um cidadão dos Estados Unidos que foi resgatado de Wuhan, na China, em meio ao surto de coronavírus com origem na região foi liberado por engano de um hospital em San Diego na segunda-feira (10). Segundo comunicado da UC San Diego Health, autoridades do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) inicialmente disseram que o paciente não estava infectado. Mais tarde, o CDC informou que o diagnóstico do paciente na verdade tinha sido positivo para infecção pelo vírus.

O paciente chegou aos EUA na semana passada em um voo que trouxe cidadãos americanos da China e estava em isolamento, com outras três pessoas, no hospital da Universidade de San Diego. O CDC informou o hospital no domingo que os quatro pacientes tinham testado negativo para coronavírus, e eles foram encaminhados para quarentena em uma base aérea de San Diego.

Na segunda-feira, o CDC informou ao hospital que novos testes revelaram que um dos pacientes estava infectado pelo coronavírus. Ele foi então levado de volta ao hospital, onde está isolado e em observação. Esse é o 13º caso confirmado da doença nos Estados Unidos.