coronavírus navio
Autoridades japonesas se preparam para a retirada de centenas de passageiros não infectados do cruzeiro Diamond Princess| Foto: CHARLY TRIBALLEAU/AFP

O novo coronavírus já matou mais de 2 mil pessoas na China continental e seis além de suas fronteiras. Mais de 75 mil pessoas foram infectadas desde o início da epidemia, sendo que, deste total, cerca de mil casos foram registrados fora da China.

O número de novos casos de infecção no país recuou pelo segundo dia consecutivo nesta terça-feira (18), somando 1.749, segundo a última atualização da Comissão Nacional de Saúde chinesa. Trata-se do menor total de novas infecções desde 29 de janeiro, segundo a agência de notícias Reuters. Contudo, Japão, Cingapura e Coreia do Sul têm registrado um aumento constante de casos. O Centro Coreano de Controle de Doenças confirmou 20 novas infecções apenas nesta quarta-feira (19), elevando o total do país para 51.

No Japão, passageiros que ficaram semanas em quarentena em um cruzeiro e testaram negativo para o novo coronavírus foram autorizados e deixar o navio. Alguns países, como os Estados Unidos e o Reino Unido, estão evacuando os seus cidadãos e os colocando em isolamento por mais 14 dias antes de liberá-los. Pelo menos 542 passageiros não tiveram a mesma sorte. Eles foram diagnosticadas com coronavírus e conduzidos a hospitais nas proximidades de Yokohama, onde o navio está ancorado, para tratamento.