coronavírus espanha
Primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez (E) anuncia estado de emergência| Foto: Borja Puig de la Bellacasa / POOL / AFP

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta sexta-feira (13) que o país entrará em estado de emergência por 15 dias a partir de sábado (14), por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Com mais de 4 mil infecções detectadas, o país é o segundo na Europa com mais casos de Covid-19, atrás da Itália. Até esta sexta, 92 pessoas morreram em decorrência da doença.

"A emergência sanitária e social cria situações extraordinárias", disse Sánchez. O premiê alertou também que o governo moverá "todos os recursos do Estado para proteger melhor os cidadãos" e que esta é apenas a primeira fase de um combate que está sendo travado em todo o mundo.

Sánchez orientou os idosos a evitar "a todo custo" contatos e exposição em lugares públicos e pediu responsabilidade aos jovens, que não pertencem ao grupo de risco, mas cujos hábitos podem ajudar a propagar a doença. As medidas a serem adotadas ainda serão anunciadas amanhã, após reunião do Conselho de Ministros do país.