Funcionários da JAL usam máscaras no aeroporto de Los Angeles, EUA, para evitar infecção por coronavírus. A OMS disse que ainda é cedo para dizer o que acontecerá com o surto após queda no número de casos
Funcionários da JAL usam máscaras no aeroporto de Los Angeles, EUA, para evitar infecção por coronavírus. A OMS disse que ainda é cedo para dizer o que acontecerá com o surto após queda no número de casos| Foto: Daniel SLIM / AFP

Os protocolos atuais de teste de coronavírus nos Estados Unidos não são voltados para fornecer amplo acesso a quem suspeita que pode ter o novo coronavírus (Covid-19), afirmou Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas do National Institutes of Health (NIH) e membro da força-tarefa de coronavírus do presidente Donald Trump, durante uma audiência do Comitê de Supervisão da Câmara sobre a preparação e a resposta do governo à doença.

“O sistema não está voltado para o que precisamos agora”, disse Fauci. “Isso é um fracasso. Vamos admitir”, completou.

O CDC adotou uma abordagem de teste de coronavírus que permite que médicos com pacientes sintomáticos possam solicitar um teste ao departamento de saúde local.

Fauci informou ainda que a entidade começou a testar em seis cidades do país um sistema que possibilitaria testes imediatos para qualquer pessoa que apresentasse sintomas semelhantes aos da gripe.