Hospital temporário com mil leitos é montado em Nova York, Estados Unidos, 27 de março de 2020
Hospital temporário com mil leitos é montado em Nova York, Estados Unidos, 27 de março de 2020| Foto: Bryan R. Smith / AFP

Os Estados Unidos são atualmente o país com o maior número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no mundo, com mais de 180 mil registros da doença, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins (EUA). Até esta terça-feira (31), 3.606 pessoas morreram nos Estados Unidos por consequência da covid-19, número que ultrapassa o número oficial de mortes na China (que sofre críticas quanto à transparência dos dados divulgados), de 3.309 até esta terça-feira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu estender as diretrizes de distanciamento social até o dia 30 de abril, após o seu governo ter revisado 12 modelos estatísticos com projeções para a propagação do vírus. A coordenadora das ações da Casa Branca contra o coronavírus, Deborah Birx, disse em coletiva no domingo que um desses modelos estima que até 82 mil pessoas podem morrer da doença nos EUA até agosto, mesmo com medidas de isolamento social, informou a CNN.

Os países com os maiores números de mortos pela covid-19 são Itália (mais de 12.400), Espanha (mais de 8.200), França (mais de 3.500) e China. No mundo todo, mais de 41.400 pessoas morreram da doença até esta terça-feira, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins.