covid-19 africa
Pessoas fazem fila para receber comida em Joanesburgo, África do Sul, em 5 de maio de 2020, enquanto o país luta contra a propagação da Covid-19| Foto: MARCO LONGARI/AFP

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quarta-feira (6) que já foram reportados mais de 3,5 milhões de casos de coronavírus à entidade, com quase 250 mil mortes. Ghebreyesus notou que em parte da Europa os casos têm diminuído, mas em outros ainda crescem, inclusive nas Américas.

"Embora o número de casos da covid-19 reportados pela Europa Ocidental esteja declinando, mais casos têm sido reportados a cada dia no Leste Europeu, na África, no Sudeste Asiático, no leste do Mediterrâneo e nas Américas", afirmou Ghebreyesus.

O diretor-geral da OMS alertou para o risco de que uma crise como a atual acentue desigualdades. "Precisamos lidar com isso agora e no mais longo prazo, ao priorizar aqueles em mais risco", defendeu, dizendo que "isso não apenas é o certo a se fazer, é o mais esperto". A OMS, aliada a outras entidades, como o Unicef, publicam hoje diretrizes para os países sobre como manter a saúde comunitária, mesmo em um contexto de combate à pandemia.