Profissionais da saúde indianos testam pacientes para o coronavírus.
Profissionais da saúde indianos testam pacientes para o coronavírus.| Foto: AFP

A Índia chegou, nesta sexta-feira (17), à marca de 1 milhão de casos de coronavírus. O país é o terceiro mais atingido pela doença no mundo, atrás somente dos Estados Unidos e do Brasil. Em 24 horas, foram registrados 34,9 mil novos casos. 25,6 mil pessoas já perderam a vida em decorrência do coronavírus na Índia.

A situação levou diversas localidades a restabelecerem o lockdown. Em Bangalore, por exemplo, cidade que é considerada o centro de inovação tecnológica da Índia, o governo determinou medidas de isolamento mais rígidas durante uma semana, após o crescimento exponencial de casos na região. A Índia, que tem população total de 1,4 bilhão de pessoas, já havia passado por um lockdown nacional no fim de março. Estima-se que o país esteja realizando cerca de 300 mil testes por dia.

Até o momento, os estados de Deli, Tamil Nadu e Maharashtra foram responsáveis por mais da metade do total de casos. Na região rural, entretanto, o contágio também está crescendo. O sistema de saúde da Índia é historicamente deficitário e o acesso a hospitais pela população que habita nas áreas rurais do país é bastante baixo.