O ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian, voltou a criticar o acordo
O ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian, voltou a criticar o acordo| Foto: EFE/EPA/Lajos Soos HUNGARY OUT

A França convocou os seus embaixadores nos Estados Unidos e na Austrália para consultas nesta sexta-feira (17), após o anúncio por esses dois países da assinatura do acordo militar Aukus, que também envolve o Reino Unido e resultou no cancelamento de uma encomenda de submarinos franceses pelos australianos.

A decisão de chamar os embaixadores para consultas, um movimento sem precedentes junto a esses países e que na diplomacia é considerado uma mensagem de desagravo, é mais um passo na tensão diplomática entre a França, os Estados Unidos e a Austrália.

“Condenamos o abandono do projeto submarino de classe oceânica que ligava Austrália e França desde 2016 e o anúncio de um novo acordo de cooperação com os Estados Unidos para lançar estudos sobre uma nova cooperação em submarinos movidos a energia nuclear”, disse o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian.

Na quinta-feira (16), um dia após o acordo ser anunciado, Le Drian já havia classificado o Aukus como “uma facada nas costas”. Como forma de protesto, a França também decidiu cancelar uma festa de gala que sua embaixada havia planejado em Washington.