Trabalho de limpeza das áreas terrestres e marítimas afetadas pelo derramamento de petróleo nas proximidades de Lima.
Trabalho de limpeza das áreas terrestres e marítimas afetadas pelo derramamento de petróleo nas proximidades de Lima.| Foto: EFE/Stringer

O Ministério do Meio Ambiente do Peru declarou no sábado uma emergência ambiental por 90 dias na área geográfica da costa peruana afetada por um derramamento de petróleo, enquanto busca por mais informações sobre as circunstâncias do incidente no mar quando uma refinaria operada pela petrolífera espanhola Repsol estava sendo abastecida. O derramamento afeta, até agora, uma área de quase 3 quilômetros quadrados de praia e mar.

O acidente ocorreu no último dia 15, quando um petroleiro descarregou seu petróleo bruto em um dos terminais multi-boias da refinaria La Pampilla, que a Repsol opera em Ventanilla, no município de Callao, região portuária que faz fronteira com a capital Lima. A petrolífera informou neste sábado que removeu mais de 2.384 metros cúbicos de areia comprometida e terá cerca de 1,5 mil pessoas realizando os trabalhos de limpeza na área terrestre e marítima afetada. A Repsol atribuiu as ondas anormais à erupção vulcânica na remota ilha de Tonga, que, segundo eles, causou o derramamento de óleo na costa de Lima e Callao.