Motorista recebe uma dose da vacina contra Covid-19 em um estacionamento em Manila, Filipinas, em 22 de junho de 2021
Motorista recebe uma dose da vacina contra Covid-19 em um estacionamento em Manila, Filipinas, em 22 de junho de 2021| Foto: MARK R. CRISTINO/Agência EFE/

O ditador das Filipinas, Rodrigo Duterte, ameaçou mandar para a prisão aqueles que se recusarem a receber vacinas contra a Covid-19. "Se você não quiser ser vacinado, mandarei prendê-lo, e depois injetarei a vacina em suas nádegas", disse Duterte durante um discurso transmitido pela televisão na noite de segunda-feira (21). "Você decide: aceite a vacina ou eu o coloco na prisão", ameaçou o presidente filipino.

Embora a vacinação seja voluntária nas Filipinas, o governante disse que buscará mecanismos legais dentro da lei de emergência atual para encontrar uma maneira de forçar a população a receber os imunizantes.

O alerta do presidente, que alegou agir "dentro da lei", vem na esteira dos péssimos dados de vacinação no país asiático. Muitos filipinos estão relutantes em se vacinar após uma controvérsia em 2016 sobre uma vacina contra a dengue promovida pelo governo para crianças. Descobriu-se mais tarde que ela aumentava o risco de sintomas graves em pacientes que não tinham tido a doença no passado.

Até hoje, o país só conseguiu vacinar 2,1 milhões de seus quase 110 milhões de habitantes com a dosagem total. A meta das autoridades filipinas é inocular 70 milhões de pessoas até o final do ano.