O presidente da França, Emmanuel Macron, visita feira de hotelaria e gastronomia em Lyon, 27 de setembro
O presidente da França, Emmanuel Macron, visita feira de hotelaria e gastronomia em Lyon, 27 de setembro| Foto: EFE/EPA/LUDOVIC MARIN

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi atingido por um ovo nesta segunda-feira, durante visita que realizava ao Salão Internacional de Restaurantes e do Turismo, na cidade de Lyon. O responsável pela agressão, logo depois de lançar o ovo, que não se quebrou, gritou "Viva a Revolução".

Macron, rapidamente, foi protegido pela equipe de segurança e, logo depois de ser atingido, pediu para que pudesse falar com o homem que o acertou. "Se ele tem algo para me dizer, que venha", disse o presidente francês, que afirmou que conversaria com o jovem, ainda não identificado, mais tarde.

Até o momento do incidente, Macron fazia uma longa visita ao salão, que reúne representantes dos serviços de hotelaria e gastronomia, setores muito atingidos pela pandemia da Covid-19. O governo anunciou que a categoria estará isenta de impostos das taxas referentes ao uso de cartão de crédito, uma das reivindicações feitas nos últimos meses.

Em 8 de julho, o chefe de governo foi agredido na localidade de Tain-L'Hermitage. O homem que desferiu um tapa em Macron foi condenado em seguida a quatro meses de prisão.