Ex-presidente peruano Alejandro Toledo
O ex-presidente peruano Alejandro Toledo sendo transferido de helicóptero, no mês passado, do complexo policial Juan Benítez Luna para o presídio de Barbadillo, em Lima (Peru).| Foto: EFE/ Luis Angel Gonzales

A polícia espanhola confirmou a detenção do empresário peruano Fernando Camet, buscado pela Interpol e acusado no Peru no caso de corrupção política da Odebrecht. A detenção ocorreu na quinta-feira passada, dia 11 de maio, em Benalmádena, na região espanhola da Andaluzia, informaram à Agência EFE fontes da direção-geral da polícia.

A empresa de Fernando Camet é uma das investigadas no Peru por suposto envolvimento em propinas da brasileira Odebrecht ao ex-presidente peruano Alejandro Toledo (2001-2006).

Por este caso, o Ministério Público do Peru pediu em 2021 um total de 20 anos e seis meses de prisão para Toledo e três empresários, entre eles Camet. Concretamente, eles são investigados pelo suposto pagamento de US$ 35 milhões em propina da Odebrecht para Toledo, de modo a ganhar a licitação de dois trechos da Rodovia Interoceânica Sul.