Pôr-do-sol este sábado, 25 de dezembro em Garafia, La Palma, dia em que se concluiu oficialmente a erupção do vulcão Cumbre Vieja.
Pôr-do-sol este sábado, 25 de dezembro em Garafia, La Palma, dia em que se concluiu oficialmente a erupção do vulcão Cumbre Vieja.| Foto: EFE / Miguel Calero

A erupção do vulcão na ilha espanhola de La Palma finalmente terminou, após 85 dias de atividade, segundo confirmaram neste sábado (25) os técnicos que acompanharam o fenômeno ao longo de todo o período.

O vulcão iniciou a atividade em 19 de setembro na parte sul da ilha de La Palma e durante mais de três meses expeliu toneladas de lava que invadiu milhares de hectares e forçou a evacuação de mais de 2.000 pessoas. O comitê científico considera 13 de dezembro o último dia de erupção.

Os danos causados pela erupção são espantosos: mais de 1.300 casas foram cobertas por lava, assim como construções agrícolas, de lazer, hotéis e escolas, assim como 73 quilômetros de estradas e outras infraestruturas, como de água, eletricidade e linhas telefônicas. Os danos foram extensos porque a erupção vulcânica ocorreu em uma área habitada.