Jovem carrega cartaz contra Putin durante a manifestação nesta segunda-feira (28) em Pamplona, Espanha.
Jovem carrega cartaz contra Putin durante a manifestação em Pamplona, Espanha.| Foto: EFE/Iñaki Porto

Os ministérios de Ciência e Inovação e de Universidades da Espanha anunciaram nesta quinta-feira (10) uma série de medidas para suspender relações de colaboração científica, acadêmica e institucional com Rússia e Belarus. A decisão ocorre após a invasão russa contra a Ucrânia e em solidariedade ao povo ucraniano, diz um comunicado das pastas, que também informa que promoverão iniciativas e projetos destinados a reforçar as relações com a Ucrânia e a apoiar a comunidade científica e acadêmica do país.

A ministra da Ciência e Inovação espanhola, Diana Morant, anunciou que a sua pasta não assinará novos contratos ou acordos com organizações russas ou bielorussas e irá propor aos seus parceiros internacionais a suspensão de todas as colaborações com estes dois países nas principais infraestruturas de pesquisa internacionais e nos principais programas conjuntos. Ao mesmo tempo, em apoio aos pesquisadores ucranianos, o ministério comandado por Morant vai propor a criação de uma linha de projetos, em nível europeu, para a recuperação do sistema científico e de inovação do país.

O ministro de Universidades, Joan Subirats, anunciou que a sua pasta suspenderá o acordo de colaboração institucional que deveria ser assinado em breve com a Rússia. Subirats trabalha com o Conselho de Universidades e os reitores das universidades espanholas para assegurar que recebam estudantes, professores e outros profissionais de universidades ucranianas e contribuam para o seu acolhimento e integração.