Montagem mostra antes e depois do local onde ficava a estátua de Melania Trump, na Eslovênia (JURE MAKOVEC / AFP)
Montagem mostra antes e depois do local onde ficava a estátua de Melania Trump, na Eslovênia (JURE MAKOVEC / AFP)| Foto: AFP

Não foi apenas nos Estados Unidos que monumentos foram depredados durante o feriado de 4 de julho, no último sábado, data em que se comemora a independência do país. Uma estátua da primeira-dama Melania Trump, esculpida em uma árvore na cidade eslovena de Sevnica, onde Melania cresceu, foi incendiada. A obra tinha sido inaugurada há um ano, resultado de um trabalho entre o artista conceitual norte-americano Brad Downey e o carpinteiro Ales Zupevc, que esculpiu a figura utilizando uma motosserra.

Esculpida com formas toscas e abstratas, a estátua causou controvérsia quando foi inaugurada. Alguns locais chegaram a afirmar que a escultura mais lembrava a personagem Smurfette, dos Smurfs, do que Melania, que já trabalhou como modelo. A figura usava um vestido azul, similar ao que a primeira-dama escolheu para a posse do marido, em janeiro de 2017.

Pelo fato de Downey ser um artista notoriamente irônico, não se sabe ao certo se ele idealizou a obra como uma real homenagem ou como uma brincadeira. Ao mesmo tempo em que disse ter apresentado denúncia sobre o incêndio à polícia, afirmou que gostaria de entrevistar os criminosos para um filme que está produzindo. Segundo Downey, seu objetivo principal com a estátua era despertar uma discussão sobre a discrepância entre o fato de Melania ser a primeira primeira-dama estrangeira dos EUA mas ser casada com um presidente que visava reduzir a chegada de imigrantes ao país.