Um primeiro grupo de espanhóis e colaboradores afegãos embarca em avião A400 das forças armadas da Espanha, que chegou nesta quarta a Cabul e decolou do aeroporto da capital afegã rumo a Dubai, Emirados Árabes Unidos, 18 de agosto
Um primeiro grupo de espanhóis e colaboradores afegãos embarca em avião A400 das forças armadas da Espanha, que chegou nesta quarta a Cabul e decolou do aeroporto da capital afegã rumo a Dubai, Emirados Árabes Unidos, 18 de agosto| Foto: EFE/Ministério da Defesa da Espanha

Os Estados Unidos disseram nesta quarta-feira que o Talibã está violando o compromisso e bloqueando o acesso de afegãos ao aeroporto de Cabul em meio aos esforços de retirada organizados pelas tropas americanas.

"Ao contrário de suas declarações públicas e compromissos com nosso governo, temos relatos de que os talibãs estão bloqueando as estradas para impedir que os afegãos que querem partir cheguem ao aeroporto", denunciou a secretária de Estado adjunta, Wendy Sherman, em entrevista coletiva.

Nesta terça-feira, a Casa Branca afirmou ter recebido garantias do Talibã de que os civis que quisessem deixar o Afeganistão teriam permissão de passagem segura para o aeroporto, depois que os insurgentes tomaram a capital. Sherman disse que oficiais americanos e oficiais militares em Cabul e Doha estão conversando diretamente com o Talibã para deixar claro que os EUA esperam que eles permitam que "todos os cidadãos americanos, todos os cidadãos de países terceiros e todos os afegãos que desejem sair do país o façam com segurança e sem assédio".

Em mensagem emitida nesta quarta, a embaixada dos EUA em Cabul disse que seus cidadãos e residentes permanentes deveriam considerar viajar para o aeroporto para embarcar em um dos voos militares em andamento. Contudo, advertiu que não poderia garantir um deslocamento seguro até o local.

Em uma entrevista coletiva paralela, o Chefe do Estado-Maior de Defesa dos EUA, Mark Milley, declarou que o Talibã não está interferindo nas operações das tropas americanas, mas ressaltou que os rebeldes estão permitindo o acesso de portadores de passaporte americano. O Pentágono salientou que 4,5 mil soldados dos EUA estão atualmente destacados no Aeroporto Internacional Hamid Karzai e garantiu que as instalações são seguras e permanecem abertas para permitir voos.