EUA anunciam medidas para dificultar vistos e barrar “turismo de nascimento”
| Foto: Pixabay

Os Estados Unidos anunciaram medidas para dificultar a concessão de vistos a mulheres grávidas, com o objetivo de restringir o chamado "turismo de nascimento" - quando mulheres viajam aos EUA para ter bebês em solo americano e assim garantir que a criança obtenha cidadania do país.

Mulheres terão o pedido de visto negado se autoridades consulares concluírem que elas pretendem viajar aos EUA essencialmente para dar à luz, segundo comunicado do Departamento de Estado americano divulgado nesta quinta-feira (23). Não está claro como as autoridades irão determinar se uma mulher está grávida e comprovar que elas querem ir aos EUA para ter filhos no país.

"A partir de 24 de janeiro de 2020, o Departamento de Estado não emitirá mais vistos temporários de visitantes (B-1/B-2) para estrangeiros que tentam entrar nos Estados Unidos para 'turismo de nascimento'", afirma o comunicado. "Essa mudança de regras é necessária para aumentar a segurança pública, a segurança nacional e a integridade do nosso sistema de imigração. A indústria do turismo de nascimento ameaça sobrecarregar valiosos recursos hospitalares e está repleta de atividades criminosas", continua o texto.