Manifestantes enfrentam a polícia durante protesto contra uma controversa proposta de lei de extradição na frente da sede do governo em Hong Kong, na quarta-feira, 12 de junho. Conflitos violentos irromperam em Hong Kong quando a polícia tentava impedir que manifestantes invadissem o parlamento da cidade, e milhares de pessoas bloqueavam as principais vias em uma demonstração de força contra os planos do governo de permitir extradições para a China
Manifestantes enfrentam a polícia durante protesto contra proposta de lei em 12 de junho de 2019.| Foto: DALE DE LA REY / AFP

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, afirmou nesta quarta-feira (1), que a imposição pela China de uma lei de segurança em Hong Kong é uma "evidente violação dos direitos humanos" e também uma violação clara do tratado original pelo qual o controle de Hong Kong foi entregue dos britânicos para os chineses. A declaração foi dada durante entrevista à emissora Fox Business.

Ross considera que, com suas ações, a China retira o status especial de Hong Kong. Segundo ele, agora empresas podem evitar manter negócios no território.

"Há uma boa chance de que todas as companhias que têm usado Hong Kong como sua sede para a Ásia vão começar a repensar se as novas regras, a nova relação entre Hong Kong e a China continental, se elas continuam favoráveis como costumavam ser", analisou.

Em outro momento da entrevista, o secretário de Comércio ainda criticou a China por "roubar tecnologia" de outros países, dizendo que isso precisa ser combatido.