Um homem caminha hoje em frente a um mural de Ernesto Che Guevara, em Havana (Cuba). Imagem ilustrativa.
Um homem caminha hoje em frente a um mural de Ernesto Che Guevara, em Havana (Cuba). Imagem ilustrativa.| Foto: Ernesto Mastrascusa/Agência EFE/Gazeta do Povo

A Casa Branca intensificou nesta quinta-feira sua retórica em relação ao governo cubano, atribuindo a falta de acesso a oportunidades econômicas na ilha ao comunismo.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, se pronunciou a respeito em entrevista coletiva, na qual uma jornalista da emissora Fox News lhe perguntou se não era possível que os protestos contra o governo do país caribenho no último domingo fossem motivados pelo fato de que os cubanos estão "fartos do comunismo".

"O comunismo é uma ideologia fracassada, e nós certamente acreditamos nisso. A ideologia fracassada do governo (cubano) levou a uma falta de acesso a oportunidades econômicas, a suprimentos médicos, à vacina da Covid-19", afirmou Psaki, sugerindo que foi isso que provocou os protestos do fim de semana.

A porta-voz deu essas declarações em um momento em que a Casa Branca continua revendo sua política em relação a Cuba, quase seis meses após a tomada de posse do presidente dos EUA, Joe Biden.