Manifestantes ligados ao Black Lives Matter se reúnem na região da Casa Branca para acompanhar a apuração da eleição presidencial norte-americana de 2020.
Manifestantes ligados ao Black Lives Matter se reúnem na região da Casa Branca para acompanhar a apuração da eleição presidencial norte-americana de 2020.| Foto: AFP

No início da noite desta terça-feira (3), eleitores começaram a se reunir na região da Casa Branca, em Washington D.C. para esperar os primeiros resultados da eleição presidencial dos Estados Unidos. Alguns presentes disseram que estavam ali para mostrar que querem que seus votos contem nessa eleição. O país amanheceu sob clima tenso com a perspectiva de conflitos civis entre eleitores de lados opostos e com a possibilidade do presidente Donald Trump judicializar o resultado eleitoral.

"Estamos aqui para demandar que todo voto seja contabilizado, que não haja supressão de votos em lugar algum, que não haja judicialização que suprima votos. Queremos mostrar que vamos lutar para que todo voto seja contabilizado", disse Kyle Bibby, de 35 anos, de uma organização de veteranos chamada Common Defense. Integrantes do grupo estavam nos arredores da Casa Branca, mas participaram de atos na capital junto de outras organizações de pensamento semelhante, segundo ele. "Nossa batalha é nas urnas", afirmou.

A poucos quarteirões de distância da Casa Branca, ruas do centro da capital americana estavam vazias nesta manhã, com lojas fechadas e protegidas por tapumes para evitar depredação em caso de protestos violentos. Para Bibby, a "melhor forma de assegurar que as coisas continuem pacíficas é contabilizar todo voto", disse. "Isso não é ameaça, mas as pessoas ficarão raivosas se os votos não forem contados", disse.