Coreia do Sul
Comando das Forças Combinadas e as forças da República da Coreia realizam exercício logístico perto de Pohang, Coreia do Sul| Foto: U.S. Forces Korea

Os Estados Unidos negaram que estão considerando uma retirada de milhares de seus soldados da Coreia do Sul para obter uma vantagem de negociação sobre o governo coreano, já que a Casa Branca quer que o país asiático pague cinco vezes mais para receber membros do serviço americano.

O jornal da Coreia do Sul Chosun Ilbo publicou uma reportagem nesta quinta-feira (21) afirmando que os EUA estão considerando retirar uma de suas brigadas se as negociações com Seul sobre custos de defesa não ocorrerem como o governo Trump quer. Jonathan Hoffman, porta-voz do Pentágono, disse mais tarde em um comunicado que "não há absolutamente nenhuma verdade" na reportagem, que o jornal atribuiu a uma fonte diplomática em Washington familiarizada com as negociações.

O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, "reiterou nosso compromisso de ferro" com a Coreia do Sul e seu povo durante as discussões em Seul na semana passada, disse Hoffman. Na quinta-feira anterior, o chefe da Defesa havia dito a repórteres que os EUA não estavam usando as tropas como moeda de troca nas negociações de financiamento com os países anfitriões.