O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, ao lado de sua esposa, Cília Flores, em foto de setembro de 2018
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, ao lado de sua esposa, Cília Flores, em foto de setembro de 2018| Foto: Juan Barreto / AFP

Os Estados Unidos estão preparando acusações contra a esposa do ditador venezuelano Nicolás Maduro, Cília Flores, por crimes que incluem tráfico de drogas e corrupção, quatro pessoas com conhecimento do caso disseram à agência de notícias Reuters.

Segundo as fontes, se o governo americano seguir com a decisão, as acusações devem se basear pelo menos em parte em uma transação frustrada de tráfico de cocaína para os EUA que levou dois sobrinhos de Flores à prisão no estado americano da Flórida.

O Departamento de Justiça dos EUA não quis comentar o caso. O gabinete de Cília Flores também não respondeu às perguntas da reportagem. O ministro da Informação da Venezuela, Jorge Rodríguez, disse que as perguntas da agência de notícias sobre a possível acusação eram "nauseantes, difamatórias e ofensivas".

A primeira-dama venezuelana já foi alvo de sanções dos EUA, impostas em setembro de 2018 por ajudar o ditador a "saquear as riquezas da nação", segundo o governo americano. Em março deste ano, Nicolás Maduro foi indiciado por narcoterrorismo nos Estados Unidos.