vacina astrazeneca
Vacina da AstraZeneca.| Foto: Piroschka van de Wouw / ANP / AFP

Os Estados Unidos anunciaram que vão doar todo o seu estoque de vacinas da AstraZeneca se o imunizante for aprovado nas análises de segurança federais, afirmou a Casa Branca. Segundo o governo, são estimadas 60 milhões de doses para exportação nos próximos meses para países em desenvolvimento, não especificados pelo governo neste momento.

A medida supera a ação do governo Joe Biden no mês passado para compartilhar cerca de quatro milhões de doses da vacina com o México e o Canadá. A vacina AstraZeneca é amplamente utilizada em todo o mundo, mas ainda não foi autorizada pela agência reguladora norte-americana (FDA, na sigla em inglês).

"Dado o forte portfólio de vacinas que os Estados Unidos já possuem e que foram autorizadas pelo FDA, e dado que a vacina AstraZeneca não está autorizada para uso nos Estados Unidos, não precisamos usar a vacina AstraZeneca aqui durante os próximos meses", disse o coordenador da Covid da Casa Branca, Jeff Zients. "Portanto, os Estados Unidos estão procurando opções para compartilhar as doses do AstraZeneca com outros países à medida que forem disponibilizadas", declarou Zients. O anúncio foi feito em um momento em que a Índia está registrando recordes globais de infecções de Covid-19 e seus hospitais estão entrando em colapso.