Muitos desses jovens, por serem menores de 12 anos, ainda não foram vacinados contra a Covid-19.
Muitos desses jovens, por serem menores de 12 anos, ainda não foram vacinados contra a Covid-19.| Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

Os Estados Unidos contabilizam 1.450 crianças internadas com Covid-19, o maior número já registrado na pandemia, advertiu neste domingo (8) o diretor dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), Francis Collins. Muitos desses jovens, por serem menores de 12 anos, ainda não foram vacinados contra a doença.

Em entrevista ao programa "This Week", da "ACC News", Collins disse que o país nunca deveria ter chegado ao ponto atual, com um aumento dos casos da doença devido à variante delta do coronavírus Sars-CoV-2. "Temos vacinas que sabemos que são altamente eficazes e seguras. No entanto, metade do país ainda não está completamente vacinada", reclamou.

Collins frisou que os EUA estão pagando "um preço terrível" em meio ao rápido aumento dos casos, principalmente entre pessoas não vacinadas. "Quase todas as mortes são de pessoas não vacinadas. Agora, são pessoas mais jovens, inclusive crianças. Temos agora o maior número de crianças em hospitais por covid-19, 1.450", comentou.

Embora tenha indicado que não há "dados rigorosos" que sugiram que a variante delta é mais grave para as crianças, Collins admitiu que está atento à preocupação de pediatras porque neste novo pico da doença "as crianças que estão no hospital são mais numerosas e estão mais gravemente doentes".