Imagem de arquivo, de julho de 2020, mostra apresentação da promotoria à imprensa após acusações contra Ghislaine Maxwell
Imagem de arquivo, de julho de 2020, mostra apresentação da promotoria à imprensa após acusações contra Ghislaine Maxwell| Foto: EFE/EPA/JASON SZENES

Um júri federal de Nova Iorque considerou a socialite britânica Ghislaine Maxwell culpada por ter colaborado para o abuso sexual de meninas menores de idade praticado pelo seu ex-namorado, o financista americano Jeffrey Epstein, entre 1994 e 2004.

Maxwell, de 60 anos, foi considerada culpada de cinco acusações federais: tráfico sexual de menor, transporte de menor com a intenção de se envolver em atividade sexual criminosa e três acusações de conspiração. A socialite foi absolvida da acusação de atrair menor a viajar para se envolver em atos sexuais ilegais.

A sentença será anunciada posteriormente. Segundo informações da CNN, quatro mulheres testemunharam durante o julgamento que Maxwell organizou um esquema para atrai-las para serem abusadas sexualmente por Epstein – que foi encontrado morto na prisão em 2019 (um legista apontou suicídio) – e eventualmente também participou dos atos.