Ex-presidente francês Jacques Chirac morreu nesta quinta-feira (26)
Ex-presidente francês Jacques Chirac morreu nesta quinta-feira (26)| Foto: PATRICK KOVARIK/AFP

O ex-presidente da França Jacques Chirac, um dos políticos mais conhecidos do país, morreu nesta quinta-feira (26) aos 86 anos, segundo informa a imprensa francesa. Há anos ele vinha sofrendo de perda de memória, aparentemente ligada ao mal de Alzheimer ou a um pequeno derrame que ele teve quando era presidente, em 2005. Desde 2014 ele não falava em público.

Chirac assumiu a presidência em 1995 e ficou no cargo até 2007. Sua carreira política é uma das mais longas da Europa, já que, além de ser presidente por dois mandatos, ele foi primeiro-ministro por duas vezes e serviu 18 anos como prefeito de Paris. Foi durante o seu governo que a França adotou o euro como moeda e diminuiu o tempo de mandato presidencial de sete para cinco anos.

Chirac se tornou uma celebridade entre moderados por ter sido o presidente que se opôs à intervenção americana no Iraque, vetando o aval da ONU no Conselho de Segurança - enquanto o Reino Unido de Tony Blair embarcava no conflito ao lado de George W. Bush. Seus últimos anos na presidência foram marcados por escândalos de corrupção, mas seu jeito afável fez com que ele se tornasse um dos políticos favoritos dos franceses depois que se aposentou.