David Trimble foi um dos principais articuladores do Acordo de Belfast, que encerrou os conflitos violentos conhecidos como “Troubles”
David Trimble foi um dos principais articuladores do Acordo de Belfast, que encerrou os conflitos violentos conhecidos como “Troubles”| Foto: EFE/EPA/GERRY PENNY

O ex-primeiro-ministro da Irlanda do Norte David Trimble morreu nesta segunda-feira (25), aos 77 anos. Segundo comunicado do Partido Unionista do Ulster, o político vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1998 faleceu “após uma curta doença”.

Trimble foi líder do UUP (na sigla em inglês) de 1995 a 2005 e foi um dos principais articuladores do Acordo de Belfast (também conhecido como Acordo da Sexta-feira Santa) de 1998.

Ratificado por referendos nas duas irlandas, o termo encerrou décadas de conflitos violentos na Irlanda do Norte que ficaram conhecidos como “Troubles” e que diziam respeito à permanência da região no Reino Unido ou sua incorporação pela República da Irlanda.

Devido ao acordo, o protestante Trimble dividiu o Nobel da Paz de 1998 com o líder católico moderado John Hume, do Partido Social Democrata e Trabalhista, que morreu em 2020.