Executivos da Tepco são inocentados
Os três ex-executivos da Tokyo Electric Power Company (TEPCO), ex-presidente Tsunehisa Katsumata (D), ex-vice-presidentes Ichiro Takekuro (C) e Sakae Muto (E)| Foto: Kazuhiro NOGI/AFP

Três ex-executivos da Tepco, operadora da central nuclear de Fukushima, foram absolvidos das acusações relacionadas ao colapso da usina em 2011, no Japão, um dos piores desastres nucleares do mundo.

O veredicto de quinta-feira (19), divulgado pela NHK, encerra um dos capítulos de limpeza e recuperação em andamento na planta de Dai-Ichi, na costa leste, que deve levar até 40 anos e custar quase US$ 200 bilhões (R$ 822 bilhões). Os executivos, incluindo o ex-presidente Tsunehisa Katsumata, haviam sido acusados ​​por negligência profissional, resultando em morte. Os advogados das famílias das vítimas alegavam que a Tepco não tomou as medidas de segurança apropriadas porque os executivos achavam que seria muito caro.

A defesa argumentou que era impossível prever a gravidade da onda que atingiu a usina, estimada em cerca de 13 metros de altura. Os advogados da acusação, porém, contestaram que funcionários da Tepco, de nível mais baixo, alertaram anteriormente que tsunamis de até 15 metros eram possíveis.