Profissional da saúde prepara dose da Coronavac, vacina contra Covid-19 da Sinovac, em posto de vacinação em Medan, Indonésia, 23 de setembro
Profissional da saúde prepara dose da Coronavac, vacina contra Covid-19 da Sinovac, em posto de vacinação em Medan, Indonésia, 23 de setembro| Foto: EFE/EPA/DEDI SINUHAJI

O ministro da Saúde do Chile, Enrique Paris, afirmou nesta sexta-feira que a fábrica que a companhia farmacêutica chinesa Sinovac instalará em Santiago será um polo da exportação da vacina contra Covid-19 Coronavac para outros países da região. "Acredito que a fábrica não servirá apenas para o Chile, mas exportaremos vacinas para toda a América Latina. É um passo importante. Acho que podemos cooperar entre todos nós", disse o integrante do governo.

Paris explicou que a unidade da Sinovac em Santiago será responsável por envasar frascos da vacina e não pela fabricação do imunizante. Além disso, a companhia instalará um instituto de pesquisa em Antofagasta, no norte do país, para contribuir na luta contra a pandemia da Covid-19 na região.

O ministro da Saúde ainda fez um apelo por "mais solidariedade e cooperação", para reduzir o que classificou de "grandes diferenças" existentes entre os países para combater o novo coronavírus.

Paris ainda informou que hoje começou no Chile a vacinação para crianças com idades de seis a 12 anos, depois de estudos realizados no país e da "experiência na China", que indicaram a possibilidade de imunizar os menores com a Coronavac.