O rei Charles III e a rainha consorte Camilla na Catedral de St Giles, na Escócia
O rei Charles III e a rainha consorte Camilla na Catedral de St Giles, na Escócia| Foto: EFE/EPA/NUNO VEIGA

Os quatro filhos de Elizabeth II estiveram nesta segunda-feira (12) de vigília diante do caixão da rainha na Catedral de St Giles, na Escócia, onde foi realizado um velório. O rei Charles III, juntamente com a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward, ficaram em silêncio ao redor do caixão por cerca de dez minutos.

Esta é a primeira vez que uma mulher, Anne, cumpriu esse papel na família real britânica. Quando Elizabeth Bowes-Lyon, mãe de Elizabeth II, morreu em 2002, a vigília foi realizada por seus netos homens - Charles, Andrew, Edward e David Armstrong-Jones, o único filho da princesa Margaret.

Na terça-feira, às 16h GMT (13h de Brasília), o caixão será levado em procissão a partir da catedral e será transportado de avião até Londres, acompanhado pela princesa Anne.

A aeronave deve aterrissar por volta das 18h GMT (15h de Brasília) na base aérea de Northolt, para depois ser levado para o Palácio de Buckingham, residência oficial da soberana, onde ficará em um salão para que os membros da família real e funcionários possam homenageá-la.