turquia grécia
Navio de pesquisa sísmica turco ‘Oruc Reis’ (C) é escoltado por navios da Marinha turca no Mar Mediterrâneo, ao largo de Antalya em 10 de agosto de 2020.| Foto: Divulgação/Ministério da Defesa da Turquia/AFP

Dois navios de Turquia e Grécia colidiram no Mediterrâneo oriental na última quarta-feira, afirmaram autoridades dos dois países na manhã desta sexta-feira (14). O choque ocorre em meio a uma escalada de tensões, após a decisão de Ancara de explorar fontes de energia na região, que tem sua soberania contestada. Os dois países são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, descreveu o incidente como um "ataque grego", sem dar detalhes, mas indicou possíveis retaliações. Por sua vez, o primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, indicou que mantém fé nas posições tomadas pelos gregos, e que não teme conversas, mas que o "diálogo se torna irrelevante" em um clima de "tensão e provocação". A Alemanha busca estabelecer diálogos entre os dois países.