Bloqueios com sacos de areia e peças de concreto são montados para evitar o acesso russo a cidades da Ucrânia; a foto barricadas em Lviv, nesta quarta-feira
Bloqueios com sacos de areia e peças de concreto são montados para evitar o acesso russo a cidades da Ucrânia; a foto barricadas em Lviv, nesta quarta-feira| Foto: EFE / Manuel Lorenzo

Centenas de pessoas, entre funcionários da usina nuclear de Zaporizhzhya, no leste da Ucrânia, e moradores da região bloquearam, nesta quarta-feira (2), o avanço de uma coluna do exército da Rússia com barricadas e caminhões.

"Explicamos a eles (os militares russos) nossa posição, que a Central Nuclear de Zaporizhzhya e a cidade (homônima) estão sob proteção segura. Os moradores não os deixarão dar um único passo na cidade", disse o prefeito, Dmitry Orlov, de acordo com a agência ucraniana de notícias Unian.

Um vídeo divulgado pela agência mostra centenas de pessoas carregando bandeiras ucranianas em uma estrada que elas haviam bloqueado com barricadas e veículos.

Andrei Tuz, porta-voz do serviço de imprensa da usina de Zaporizhzhya, a maior da Europa entre as nucleares, informou que os funcionários da central, juntamente com a população local, impediram a passagem das forças russas.