Policiais resgatam pessoas em área inundada no município de Xalapa, no México, após passagem do furacão Grace, 21 de agosto
Policiais resgatam pessoas em área inundada no município de Xalapa, no México, após passagem do furacão Grace, 21 de agosto| Foto: EFE/Secretaría de Seguridad Pública de Veracruz

Pelo menos oito pessoas morreram, incluindo uma menor de idade, de acordo com informações das autoridades do estado de Veracruz, no México, devido aos deslizamentos causados pelas intensas chuvas da tempestade tropical Grace.

No município de Xalapa, em Veracruz, um deslizamento de terra soterrou uma casa e seis membros de uma família morreram, em outro ponto da mesma localidade, um deslizamento causou a morte de uma menina de 7 anos. Uma outra pessoa morreu na cidade de Poza Rica, confirmou o governador Cuitlahuác García Jiménez em entrevista coletiva.

As autoridades dos três níveis de governo informaram que 8.945 pessoas estão trabalhando nas tarefas de resgate, socorro e limpeza nas áreas afetadas e 358 abrigos temporários estão ativos.

Após tocar a terra como um furacão de categoria 3, com ventos máximos sustentados de 205 km/h, Grace perdeu força e foi rebaixado para a categoria 1. Grace atingiu a parte norte do estado de Veracruz, localizado no Golfo do México, com ventos sustentados de 190 km/h, deixando enormes prejuízos nos municípios de Poza Rica, Tihuatlan, Cazones e Sierra de Papantla. Os resquícios do furacão afetaram pelo menos 22 municípios do norte e da região montanhosa central.