Um soldado ucraniano observa dezenas de minas desarmadas depois que o exército russo deixou o local, na cidade de Mala Rohan.
Um soldado ucraniano observa dezenas de minas desarmadas depois que o exército russo deixou o local, na cidade de Mala Rohan.| Foto: EFE/Esteban Biba

A guerra na Ucrânia "não terá vencedor", disse nesta sexta-feira (03) o coordenador da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, Amin Awad, no 100 º dia da invasão russa.

"Nós precisamos de paz. A guerra precisa acabar", reforçou. Citando as destruições das cidades ucranianas, além da perda de vidas, Awad lamentou que o conflito "custou caro para a população civil".

Há semanas, as tropas se enfrentam no leste do país, na bacia de mineração do Donbass, um dos principais alvos dos russos. Em vídeo oficial, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que, todos os dias, "há de 60 a 100 soldados mortos em combate e cerca de 500 feridos na região".

A invasão russa, que começou no dia 24 de fevereiro, não tem previsão de acabar. Há semanas, Rússia e Ucrânia não dão continuidade às negociações.