Helicóptero trabalha na contenção de um incêndio no estado de Victoria, na Asutrália
Helicóptero trabalha na contenção de um incêndio no estado de Victoria, na Asutrália| Foto: Departamento de Meio Ambiente, Terra, Água e Planejamento de Victoria/AFP

Dezenas de milhares de moradores e turistas foram evacuados neste domingo (29) do estado de Vitória, no sudeste da Austrália, por causa dos incêndios que estão devastando a região. Em algumas partes mais remotas do estado, os serviços de emergência estão alertando os moradores que já "é muito tarde" para tentar deixar o local e que eles devem ficar dentro de casa. Em várias cidades os termômetros ultrapassaram os 40°C nesta segunda-feira (30).

"É uma situação muito séria e com risco de vida", disse Kevin Parkyn, especialista em meteorologia do Escritório de Meteorologia da Austrália. As autoridades alertaram que as condições na região costeira florestal são as piores desde 2009, quando o incêndio do "sábado negro" do estado deixou 180 pessoas mortas.

Foram emitidos avisos de emergência para oito incêndios na região, a cerca de quatro horas de carro a leste da capital do estado, Melbourne. Alguns são tão grandes que estão gerando seus próprios sistemas climáticos e provocando tempestades secas, de acordo com o Escritório de Meteorologia. Um alerta de emergência também foi emitido para subúrbios a apenas 15 quilômetros ao norte do centro de Melbourne, onde um incêndio florestal estava avançando e ameaçando casas.

A emergência em Vitória é o mais recente desenvolvimento de uma crise de incêndios que tem assolado a Austrália desde o inverno, em meio a uma seca prolongada. Pelo menos 10 pessoas foram mortas e centenas de casas destruídas.