O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, em entrevista coletiva.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, em entrevista coletiva.| Foto: EFE/EPA/MARCIN OBARA

A inflação anual no Canadá atingiu 8,1% em junho na comparação com o mesmo mês em 2021, o nível mais alto em 12 meses desde 1983, em função do rápido aumento dos preços dos combustíveis, informou na quarta-feira (20) a agência governamental Statistics Canada (EC).

Em 13 de junho, o Banco do Canadá já previa que a inflação passaria de 8% e advertia que se manteria nesse patamar nos meses seguintes. A autoridade monetária canadense surpreendeu na semana passada com um aumento de um ponto percentual nos juros básicos, o quarto consecutivo. A taxa agora é de 2,5%.

O Banco do Canadá manifestou preocupação de que a economia entre em um ciclo de alta inflação e reduziu a estimativa de crescimento da economia para 3,5% em 2022, 1,75% em 2023 e 2,5% em 2024. A instituição também advertiu que seu principal objetivo é conter a inflação, e para isso planeja manter um ciclo de alta nos juros.

A Statistics Canada informou que se os preços da gasolina em junho - 54,6% mais altos que no mesmo mês em 2021 - não entrassem no cálculo, a inflação seria de 6,5%. Apesar do alto patamar da inflação em junho, analistas do mercado comentaram que ela ficou ligeiramente abaixo do aumento esperado, de 8,4%.