voo marte ingenuity
O Ingenuity Mars Helicopter da Nasa fez essa foto enquanto pairava sobre a superfície marciana em 19 de abril de 2021, durante o primeiro voo controlado e motorizado em outro planeta| Foto: Divulgação/Nasa

O Ingenuity, pequeno helicóptero da Nasa que foi enviado à Marte com a sonda Perseverance, realizou com sucesso seu primeiro voo nesta segunda-feira (19), marcando a primeira vez que uma aeronave motorizada realiza um voo controlado em outro planeta. O drone voou por menos de um minuto, mas o acontecimento foi celebrado pela agência espacial americana pelo potencial de transformar a maneira como os humanos exploram outros planetas.

Vídeo mostra decolagem, voo e pouso do pequeno helicóptero Ingenuity em Marte

"Agora podemos dizer que os seres humanos fizeram voar um helicóptero em outro planeta", comemorou MiMi Aung, gerente de projeto da Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena. Voos mais altos serão realizados com a Ingenuity para testar os limites do drone.

Para conseguir voar em um ambiente onde o ar tem a densidade equivalente a apenas 1% a da atmosfera da Terra, o pequeno helicóptero foi construído extremamente leve, com pás que giram a 2.500 rotações por minuto. Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga no planeta vermelho. A sonda vai coletar amostras do solo de Marte, que, em próximas missões, deverão ser trazidas à Terra.