O papa Francisco recita a oração do Angelus, na Praça São Pedro, no Vaticano. Imagem ilustrativa.
O papa Francisco recita a oração do Angelus, na Praça São Pedro, no Vaticano. Imagem ilustrativa.| Foto: EFE/FABIO FRUSTACI

O chefe dos serviços de inteligência da Coreia do Sul, Park Jie-won, garantiu que está trabalhando para uma possível visita do papa Francisco à Coreia do Norte, segundo informou nesta terça-feira a agência vaticana Fides.

Park revelou durante uma celebração católica em Mokpo, no sudoeste da Coreia do Sul, que iria se reunir com o arcebispo Kim Hee-jung e com o núncio apostólico do país, Alfred Xuereb, para falar da visita de Francisco a Pyongyang, segundo fontes locais citadas pela Fides em seu site.

A Fides lembra que Park Jie-won, que assumiu a direção do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul em julho do ano passado, foi secretário do presidente Kim Dae-jung e, durante esse governo, desempenhou um papel fundamental na organização da primeira cúpula entre os líderes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte em junho de 2000.

Em uma recente entrevista à agência Fides, o recém-nomeado prefeito da Congregação para o Clero, Dom Lazarus You Heung-sik, explicou que, "em outubro de 2018, quando o presidente da República da Coreia, Moon Jae-in, foi recebido em audiência pelo papa Francisco, transmitiu-lhe o convite de Kim Jong-un, líder da República Popular Democrática da Coreia, para uma possível viagem apostólica a essa nação".