Congresso americano foi invadido enquanto era realizada sessão para ratificar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de 2020
Congresso americano foi invadido enquanto era realizada sessão para ratificar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de 2020| Foto: EFE/WILL OLIVER

Um grande júri federal do Distrito de Colúmbia apresentou na quarta-feira (12) uma acusação, que foi divulgada nesta quinta (13), contra 11 pessoas por conspiração sediciosa (insurreição contra a autoridade estabelecida) e outros crimes relacionados à invasão do Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro do ano passado.

Na ocasião, o Congresso americano realizava sessão para ratificar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de 2020. Segundo comunicado do Departamento de Defesa, Elmer Stewart Rhodes III, de 56 anos, fundador e líder do grupo Oath Keepers, e Edward Vallejo, 63, foram acusados ​​pela primeira vez por planejamento e participação na insurreição. Rhodes foi preso na manhã desta quinta-feira no Texas e Vallejo foi detido no Arizona.

Além de Rhodes e Vallejo, foram acusadas nove pessoas que já haviam citadas anteriormente. O Departamento de Justiça informou que 725 pessoas já foram presas por participação na invasão ao Capitólio dos EUA.