Manifestantes pró-governo queimam bandeiras improvisadas dos EUA em Teerã, Irã, 25 de novembro de 2019
Manifestantes pró-governo queimam bandeiras improvisadas dos EUA em Teerã, Irã, 25 de novembro de 2019| Foto: ATTA KENARE / AFP

O Irã prendeu oito pessoas ligadas à CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, durante os protestos que ocorreram na semana passada no país, segundo a agência estatal de notícias Irna nesta quarta-feira (27).

Segundo a agência, as pessoas que foram detidas já haviam "coletado informações com orçamento da CIA como jornalistas cidadãos em vários países" e estavam sendo monitorados. O diretor do departamento de contra-inteligência do Irã afirmou que os detidos receberam ordens de não participar dos protestos e não elaborar relatórios, especialmente vídeos. Ainda de acordo com a agência Irna, seis dos detidos foram presos durante protestos e os outros dois, "que haviam coletado informação", foram presos antes de sair do país.

Uma onda de protestos teve início no Irã após o anúncio do aumento do preço de combustíveis. Mais de cem pessoas podem ter sido mortas pelas forças de segurança iranianas durante as manifestações, segundo a Anistia Internacional.