Porto de Paranaguá, embarcação da Petrobras
Abastecimento dos navios iranianos no Porto de Paranaguá deveria ser feito em alto mar via embarcação da Petrobras.| Foto: Cláudio Neves/ Portos do Paraná

O embaixador do Irã no Brasil, Seyed Ali Saghaeyan, foi ao Itamaraty nesta terça-feira (23) para saber que providências estão sendo tomadas pelo governo brasileiro em relação ao impasse envolvendo dois navios iranianos que estão parados desde o início de junho no Porto de Paranaguá (PR), segundo o jornal O Globo. A Petrobras decidiu não abastecer os navios de bandeira iraniana nos portos do país, em razão das sanções impostas pelos Estados Unidos ao país do Oriente Médio.

O embaixador iraniano discutiu a questão com o secretário de negociações bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores, Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega. Uma fonte que acompanha o assunto falou ao Globo que o diplomata iraniano comentou que Teerã tem várias dúvidas a respeito de como o governo brasileiro está se movimentando para resolver o problema, que segundo ele, seria incomum nas relações comerciais bilaterais.