• 04/11/2019 17:58
Programa nuclear

Irã anuncia aumento da produção de urânio enriquecido e novas violações ao acordo nuclear

  • 04/11/2019 17:58
  • PorGazeta do Povo, com agências
    O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, em visita à planta nuclear de Natanz
    O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, em visita à planta nuclear de Natanz| Foto: Organização de Energia Atômica do Irã / AFP

    O chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, disse nesta segunda-feira que o Irã está trabalhando num protótipo de centrífuga que será muito mais rápida do que as permitidas pelo acordo nuclear com potências globais.

    O país fez uma série de violações ao acordo nuclear com potências mundiais em tentativa de combater sanções americanas. O comentário de Salehi veio em meio à comemoração do 40º aniversário da tomada da embaixada dos EUA, em 1979, e início da crise de reféns que durou 444 dias.

    Segundo Salehi, o protótipo é conhecido como IR-9 e seria 50 vezes mais rápido do que o IR-1, centrífuga de primeira geração autorizada pelo acordo. O país ainda aumentou de 30 para 60 o número de centrífugas IR-6, que podem enriquecer urânio dez vezes mais rápido que as máquinas de primeira geração, informou Salehi, segundo a mídia local.

    Com informações de Estadão Conteúdo e Washington Post.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.