irã
A bandeira nacional iraniana é vista em frente à sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena| Foto: JOE KLAMAR/AFP

O Irã declarou neste domingo (28) que não vai participar de conversas informais diretas com o governo dos Estados Unidos sobre o acordo nuclear iraniano, algo que havia sido proposto pela União Europeia dias antes. "Levando em conta as posições recentes e ações dos Estados Unidos e dos três países europeus [Alemanha, França e Reino Unido, signatários do acordo], o Irã não considera o atual momento apropriado para a realização da reunião informal proposta pelo coordenador europeu", afirmou em nota o ministério das Relações Exteriores do país persa.

Enquanto aumenta suas atividades nucleares, o Irã exige alívio de algumas sanções para sentar-se à mesa de negociações, o que a administração do presidente americano Joe Biden descarta no momento. Para complicar ainda mais a relação entre as duas nações, na semana passada os Estados Unidos bombardearam locais usados por milícias pró-Irã na Síria, em resposta a uma sequência de ataques destas milícias contra uma base americana no Iraque, que deixou um americano morto.