Primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar sobre a Amazônia
Primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, conversa com o presidente francês Emmanuel Macron| Foto: Divulgação/presidência da Estônia/Wikimedia

O primeiro-ministro da irlanda, Leo Varadkar, disse que seu país tentará bloquear o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, firmado em junho, se o Brasil não tomar medidas para conter os incêndios florestais na Amazônia. "A Irlanda não irá votar a favor do acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul se o Brasil não honrar os seus compromissos ambientais", garantiu ele nesta quinta-feira (22). Varadkar classificou ainda de "orwelliana" (totalitária) a tentativa do presidente brasileiro Jair Bolsonaro de culpar as organizações ambientais pelos incêndios.

Contudo, para bloquear o acordo entre Mercosul e UE, a Irlanda precisaria do apoio de outros membros do bloco. O governo irlandês está sendo pressionado para proteger seus produtores de carne bovina, que veem o pacto com os países sul-americanos como uma ameaça. Os países dos dois blocos ainda precisam aprovar o acordo comercial.