Israel estuda aplicar terceira dose da Pfizer em toda a população imunizada com o laboratório americano.
Israel estuda aplicar terceira dose da Pfizer em toda a população imunizada com o laboratório americano.| Foto: ABIR SULTAN/EFE/EPA

Israel anunciou neste domingo (11) que vai oferecer a terceira dose da vacina de Covid-19 da Pfizer em pessoas com imunidade baixa. O Ministério da Saúde do país estuda estender a medida para todos os vacinados com doses do laboratório americano.

Quinta-feira (8), os laboratório Pfizer e BionTech, que produzem o imunizante, anunciaram que pedirão autorização às autoridades sanitárias dos Estados Unidos e União Europeia para aplicação de terceira dose da vacina. O anúncio foi feito após teste mostrar que com a terceira dose os anticorpos aumentam de cinco a dez vezes contra a cepa original do coronavírus e a variante beta, identificada na África do Sul. A previsão é de que a dose extra também deva atuar contra a variante delta da Índia e a P.1. identificada no Brasil no estado do Amazonas.

Mesmo sendo um dos países que mais vacinaram da Covid-19 no mundo, Israel vem enfrentando aumento nas infecções. Atualmente, o país do Oriente Médio tem apenas 46 pacientes internados em estado grave por Covid-19, porém todos já haviam sido vacinados. Mais da metade da população israelense já recebeu ao menos a primeira aplicação da vacina. Dos 9,3 milhões de habitantes, 5,7 milhões já tomaram a primeira dose. Semana passada, Israel avançou a vacinação para o público de 12 a 18 anos.