Pessoas deixam avião C-17 da Otan que trouxe de Cabul, Afeganistão, 35 holandeses, 16 belgas, 2 alemães e um britânico ao aeroporto de Tblisi, Geórgia, 18 de agosto
Pessoas deixam avião C-17 da Otan que trouxe de Cabul, Afeganistão, 35 holandeses, 16 belgas, 2 alemães e um britânico ao aeroporto de Tblisi, Geórgia, 18 de agosto| Foto:

O Itamaraty tenta localizar um brasileiro que pediu assistência consular para sair do Afeganistão após a tomada de Cabul pelo Talibã, afirmou Olyntho Vieira, embaixador do Brasil responsável pelo Paquistão, Afeganistão e Tajiquistão, em entrevista ao Estadão.

Segundo o embaixador, que falou com o jornal por telefone desde Islamabad, no Paquistão, o homem brasileiro, que não foi identificado por segurança, indicou que estava vivendo temporariamente no Afeganistão. Ele entrou em contato por mensagem de texto ao telefone da embaixada, houve uma troca de mensagens e a embaixada pediu mais informações. No entanto, o brasileiro "certamente está com dificuldades de comunicação", e a representação diplomática ainda não conseguiu descobrir o seu paradeiro e não teve mais informações.

Nesse momento, o Ministério de Relações Exteriores planeja como fará para retirar o brasileiro do país asiático. Olyntho Vieira falou ainda ao jornal sobre um outro caso que já foi resolvido pela Argentina, de uma brasileira casada com um argentino que trabalhava em uma ONG, com dois filhos brasileiros. A família já deixou o Afeganistão e está no Uzbequistão, com auxílio dos diplomatas argentinos.